website statistics
  • WhatsApp: (21) 99138-1251
  • contato@bmd1marketingdigital.net

Você pode fazer o seu próprio Marketing Digital?

about us page title image
  • Você pode fazer o seu próprio Marketing Digital?

    Você pode fazer o seu próprio Marketing Digital?

    Nas minhas mais de duas décadas prestando assessoria e consultoria de comunicação e marketing, principalmente nas micro e pequenas empresas, vejo sempre os mesmos erros sendo cometidos; profissionais que são da área operacional – e que geralmente são muito bons no que fazem – resolvem abrir o seu próprio negócio para deixar de ser empregados, ou mesmo por falta de oportunidades.

    Mas na sua maioria, como disse antes, cometem erros vitais para as sua vidas de empresários; abrem uma empresa sem ter feito um plano de negócios e/ou marketing, em boa parte nem sabem o que é isso, esquecem-se de toda a parte burocrática e de gestão de um negócio: pesquisa, planejamento, rotinas administrativas, contabilidade, comunicação, vendas, RH e etc.

    É... ter uma empresa não é mesmo uma tarefa fácil.

    Mas sabe qual é um dos erros mais comuns? Achar que comunicação é fácil de fazer! principalmente na internet.

    As pessoas acham que só porque sabem “mexer” em redes sociais, vão colocar uma propaganda lá e simplesmente vão vender, ou passam a comprar cursos que prometem que qualquer um pode fazer seu próprio marketing, ser um consultor, ou até mesmo ficar rico sem sair de casa!

    Pare e pense um só minuto.

    Quantas pessoas você conhece que compram um desses cursos e realmente conseguiram ganhar um bom dinheiro?

    Qualquer um, sem experiência, pode fazer um simples curso e se tornar um consultor de marketing?

    Quantos empresários fazem seu o próprio marketing online e realmente têm êxito?

    Você realmente acredita que as grandes campanhas publicitárias, online ou offline, é o próprio dono da empresa que faz, ou uma agência de propaganda com uma equipe profissional?

    Veja bem, a ideia desse post, definitivamente, não é desanimar você empresário, afiliado ou infoprodutor que queira trabalhar com a internet, mas sim alertar para as dificuldades que você encontrará pelo caminho.

    Nas minhas observações eu identifiquei quatro pontos/obstáculos que qualquer um encontrará pela frente, e que ninguém diz, ao se aventurar por esse mundo do “faça você mesmo”.

    Gostaria que você refletisse sobre eles. Vamos lá!

    Obstáculo 1 - DINHEIRO

    Você já deve saber que tudo que é bom custa dinheiro, certo?

    É claro que hoje em dia se consegue boas informações sobre praticamente tudo gratuitamente na internet. Mas preste atenção em uma coisa: na maioria das vezes essas informações são para levar você para algum lugar, para que você a compre algo. A isso damos o nome de “isca digital”; você recebe uma amostra grátis, ou muito barata, para depois comprar algo maior ou mais caro; é a velha técnica do mascate no ambiente web.

    Esse não é o mais relevante dos pontos, pois, além das informações gratuitas, tem cursos que são bons e alguns nem são tão caros assim.

    Provavelmente, aqui você deve estar encarando isso como um investimento, o que realmente é, conhecimento é sempre um grande investimento!

    Ok, você tem dinheiro para investir, primeiro obstáculo ultrapassado. Vamos em frente!

    Obstáculo 2 - APTIDÃO

    Preste atenção, o marketing assim como a dança, a matemática, a engenharia ou qualquer outra atividade profissional, para que seja bem feito, requer uma boa dose de aptidão. No mínimo conseguir enxergar a árvore e a floresta.

    Alguns preferem chamar de talento, vocação, ou até mesmo “jeito pro negócio”. Bem, eu não sei quanto a você, mas eu posso fazer a melhor escola de futebol do mundo que jamais conseguiria ser um bom jogador. Deu para entender?

    Essa coisa de que qualquer um pode trabalhar com Marketing Digital para mim é no mínimo estranha. Pense comigo...

    O Marketing Digital tem duas grandes áreas de conhecimento:

    O Marketing, onde você tem que ter vários conhecimentos da área de mercadologia, dentre eles: pesquisa de mercado, planejamento estratégico, gestão de produto, ferramentas comunicação social como publicidade, assessoria de imprensa, relações públicas, marketing direto, design gráfico e etc.

    E tem a outra área de conhecimento, que é o Digital: que envolve plataformas, configurações, TI, ferramentas, programação...

    A essa altura você já deve ter percebido que o Marketing Digital é uma atividade multidisciplinar, não é mesmo?

    Pois é, sendo assim já deve estar imaginando que não deve ser fácil para uma mesma pessoa pesquisar, planejar, criar, configurar, produzir, analisar e etc, etc, etc. São aptidões diferentes!

    Mas levemos em conta que possa ser feito. Continuemos então.

    Obstáculo 3 - CURVA DE APRENDIZADO

    Um Jornalista para se formar leva 4 anos, um engenheiro 5 e um médico no mínimo 6; o que eu quero dizer com isso? Simples, que é necessário um tempo para que você possa absorver todo o conhecimento que é preciso, e que não é pouco, para trabalhar com internet, ou com qualquer outra coisa.

    Tem gente que tem aptidão – lembra do tópico anterior? – e vai sim aprender mais rapidamente, assim como tem gente que não vai fazer a menor ideia do que estará vendo, e talvez nem mesmo consiga terminar um simples curso.

    As vezes me espanta algumas propagandas, dizendo que você vai alavancar a sua empresa na internet ou aprender a ganhar dinheiro de forma rápida e automática! Você realmente acredita nisso?

    Tá bom... Você tem dinheiro para investir no conhecimento, acredita estar apto para desenvolver um bom trabalho e respeita o seu tempo de aprendizado. Se realmente for isso mesmo, parabéns! Você é uma exceção da regra! Mas falta só mais uma coisinha...

    Obstáculo 4 - SEU TEMPO

    Esse é o último, mas não menos importante dos tópicos.

    Agora se faça a seguinte pergunta: “Eu realmente terei tempo (e paciência) para me sentar à frente do meu computador e parar para fazer tudo isso?”

    Pois é, a coisa é bem mais complexa que parece, né?

    Como eu disse antes, não estou aqui para desanimar o empreendedorismo de ninguém, e nem atrapalhar os infoprodutores que vendem cursos. Esse artigo é só um alerta, uma precaução para você não se meta em uma furada!

    Você nesse momento pode estar se perguntando: o que esse cara quer com isso? ele deve estar querendo me vender alguma coisa. Se pensou assim, é, acertou!

    Se realmente você acha que é capaz e fazer o seu próprio marketing online, tudo bem, vá em frente!!!  Boa sorte!

    Mas se acredita que a comunicação e o marketing são setores importantes para o seu negócio, e que devem estar nas mãos de profissionais, tenho uma proposta para você.

    Clique no botão abaixo desse artigo, e nos dê a oportunidade de provar que é muito mais vantajoso para sua empresa – tanto em tempo e qualidade, quanto em dinheiro –  contratar uma consultoria profissional. É o melhor custo x benefício!

    É bem mais em conta que você pode imaginar!

    Deixe-nos fazer uma Análise de Presença Digital GRATUITA e SEM COMPROMISSO da sua empresa, e mostrar como transformar a internet numa verdadeira ferramenta de vendas para o seu negócio.

    Aceita o desafio?

    Análise Presença Digital

    Publicidade e Propaganda para Empresários e Empreendedores

    Palestras Marketing Digital

    Quer entender um pouco mais sobre Marketing Digital? Clique aqui!
    • Olá, tudo bem?
      Ficou com alguma dúvida? É só falar, será um prazer conversar com você!