website statistics
  • WhatsApp: (21) 99138-1251
  • contato@bmd1marketingdigital.net

Como funciona o Marketing Digital

about us page title image
  • Como funciona o Marketing Digital

    Como funciona o Marketing Digital

    Afinal, como funciona o Marketing Digital?...

    Essa é uma pergunta que muitos empresários e até mesmo profissionais de marketing e comunicação se fazem.

    O fato é que tudo em Marketing Digital no Brasil ainda é muito novo.

    Estratégias, táticas como se relacionar com o público... tudo isso ainda é meio que um “mistério” na cabeça de quase todos.

    Devido a complexidade das ações de um projeto como esse, vamos apenas demonstrar nesse artigo como funciona a estrutura de um projeto de Marketing digital, uma espécie de “espinha dorsal” do processo. Espero que gostem. Vamos lá!...

    A primeira coisa que você deve compreender é que o Marketing digital tem 5 funções básicas: Atrair (gerar tráfego), Converter (transformar esse tráfego em leads), Relacionar (construção de valor da sua marca e quebrar as objeções), Vender (fazer a oferta) e Analisar (métricas).

    Preste atenção no infográfico abaixo:

    Marketing Digital

     

    Você deve ter percebido pelo gráfico que o processo de Marketing, comunicação e vendas na internet é como se fosse um funil, e é isso mesmo!

    Vejamos agora as funções de uma forma um pouco mais específica:

    ATRAIR

    A primeira coisa que a sua empresa tem que ser capaz de fazer é gerar tráfego, é trazer os seus potenciais clientes para a sua plataforma.

    Fazemos isso basicamente de duas formas: Gerando tráfego orgânico (gratuito) e trafego pago.

    Para o tráfego orgânico tem várias táticas, mas com certeza as mais eficientes são o SEO onpage (otimização para mecanismos de busca do seu site) e a geração de conteúdo (educativo e otimizado – SEO offpage) “pulverizado” em suas redes sociais; é ele que atrai e traz autoridade para a sua marca.

    Com relação ao tráfego pago, geralmente fazemos em dois casos: para acelerar o processo de divulgação e/ou atingir “buracos” onde seu conteúdo não se posiciona bem.

    CONVERTER

    Esse é o momento onde todo o tráfego gerado pelo esforço da empresa é convertido em leads.

    O objetivo aqui é fazer com que seu cliente em potencial entre em suas zonas de engajamento, que são duas:

    Zona de engajamento de alta penetração – É onde você tem o controle, a certeza que o seu cliente vai receber sua mensagem. Exemplos: E-mail marketing, WhatsApp, SMS e Fóruns.

    Zona de engajamento de baixa penetração – É onde você não tem o total controle da penetração da sua mensagem. Exemplo: Fan Page do Facebook e demais redes sociais

    Esse “ativo” é um dos grandes diferenciais do Marketing digital.

    RELACIONAR

    A primeira coisa que você deve compreender nessa fase do processo, é que uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a diminuição do CPA (Custo Por Aquisição) de uma empresa. E como isso se dá?

    Nas campanhas  publicitárias tradicionais é necessário um esforço contínuo de campanhas recorrentes para que você possa atingir adequadamente seu público alvo, por exemplo: sua empresa anuncia num jornal, se seu público não comprar ou não vir seu anúncio, pronto, seu investimento foi pro lixo! Ao passo que quando você tem esse cliente convertido em lead, você o terá em uma lista de e-mails ou em suas redes sociais, e com isso poderá se comunicar com ele a hora que quiser, diminuindo drasticamente o custo publicitário de estar sempre tendo que investir para aparecer.

    A outra coisa que torna essa fase tão importante é a construção da sua autoridade – O Branding da empresa . Quando você se comunica com um bom conteúdo e tem uma boa gestão de suas redes sociais você gera confiança e credibilidade na cabeça do seu cliente.

    Importante: a comunicação online é diferente da tradicional justamente nisso, ela tem que ser uma “conversa” entre a sua marca e o seu público.

    VENDER

    A hora da verdade!

    É aqui que entra o copyright, a carta de vendas. É o momento de depois de se ter construído uma reputação na cabeça do seu cliente e gerado sua confiança, se faz a oferta; usa-se técnicas de persuasão, gatilhos mentais nesse momento.

    É aqui que também se nutre o departamento comercial de informações para depurar as vendas off-line, como visitas técnicas ou telemarketing por exemplo. É muito eficiente se conjuminar o Marketing Digital com o departamento comercial da empresa.

    ANALISAR

    Métricas, métricas e mais métricas!

    Outra grande vantagem do marketing Digital é que ele é totalmente mensurável!

    A sua análise de ROI (Retorno sobre investimento) é precisa; você sabe para onde vai cada centavo invertido em suas campanhas.

    E além disso, pode controlar todas as ações orgânicas, tráfego e etc.

    Com todos esses dados sua empresa pode avaliar precisamente o que dá certo e o que não, podendo assim fazer o investimento realmente onde dá retorno.

    Clique aqui e entenda na prática o processo do Marketing Digital

    Publicidade e Propaganda para Empresários e Empreendedores

    Análise Presença Digital

    Palestras Marketing Digital

    • Olá, tudo bem?
      Ficou com alguma dúvida?
      É só falar, gostaria de conversar com você!